domingo, 5 de abril de 2009

Twitter - como definir a nova febre?

– uma evolução dos blogs, das redes sociais, dos comunicadores instantâneos ou uma nova categoria em ferramentas online de comunicação?





São Paulo, F Uehara Um dos assuntos mais comentados na Internet de um tempo para cá (exceto a Crise Mundial, logicamente) tem sido o Twitter (http://pt.wikipedia.org/wiki/Twitter). O interesse de compra do Twitter pelo Google na semana, também chamou a atenção.

A grande maioria dos trend-setters e early adopters já deve estar usando. Vários jornalistas e personalidades já adotaram essa ferramenta como rotina de trabalho e lembre-se ainda que o atual presidente Barack Obama, utilizou muito o Twitter em sua campanha eleitoral (http://twitter.com/BarackObama).

O Twitter virou uma febre nos EUA e parece que ele começou a viver um momento de pré-boom aqui no país Tupiniquim, onde tudo que se planta dá. Ou quase sempre.

Segundo resultados do Google Trends (que mensura os termos mais pesquisados em sua ferramenta de busca) a palavra Twitter tem sido cada vez mais pesquisada no mundo. (veja gráfico abaixo)



O aumento da presença do Twitter na mente dos usuários foi também seguido de um crescimento exponencial do número de usuários no mundo no último ano, segundo o Twidir em setembro de 2008 (um diretório de usuários do Twitter). O crescimento esperado era de mais de 7 milhões de usuários em 2009 no primeiro quadrimestre do ano.




Nas buscas brasileiras, o Twitter ultrapassou rapidamente o Facebook, que há muito custo vem tentando roubar um pouco do espaço nas redes sociais ocupado pelo dominante Orkut do Google (70% dos usuários residenciais brasileiros possuem perfil no Orkut) .



Mas afinal, o que é o Twitter?

Muitas pessoas, estão classificando o Twitter como um microblog ou uma evolução enxuta dos blogs, impulsionada pela onda de objetividade da Web 2.0 já que em cada “post”, só são permitidos 140 caracteres. Porém, o seu uso parece estar mais ligado ao que está acontecendo em tempo real do que sobre discussões sobre um assunto, como normalmente acontece em um blog.

Outras pessoas preferem enxergá-lo como um comunicador instantâneo, porém é raro ver a seqüência lógica de uma conversa e sua interface ainda quase apenas web no Brasil, não favorece esse tipo de uso.

O fato de ser possível juntar pessoas conhecidas ou não, no círculo de convivência do site, faz com que em muitos momentos parece ser uma evolução das redes sociais, ainda que não seja possível construir um perfil com fotos e informações pessoais. Seu uso é mais instantâneo.

Levando em consideração esses pontos, eu particularmente enxergo o Twitter como uma nova categoria de ferramentas de comunicação online. Se eu tivesse que dar um nome para essa categoria, pensaria em algo próximo à “Agregador de Pessoas”, (aff!) meio monárquico esse nome, né?

E você, o que pensa? Como o classifica? Já está usando?

It´s up to you.

Cheers,

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